domingo, 1 de agosto de 2010

Pupunha Gratinado


Corte aproximadamente 20cm de cada ponta, em seguida vá tirando as "cascas".Proceda desta forma até o palmito ficar com diametro de+ ou - 5cm.essa é a parte comestível mais tenra e nobre.Há um pedaço na parte inferior que é mais grossa onde dá para aproveitar mais.
Não precisa curtir apenas de uma leve fervura em agua e sal com 1 limáo espremido.Quando for cortar o palmito deixe na salmoura por que ele preteja na hora.A primeira vez é dificil,mas vale a pena pelo prazer do sabor.Para assa-lo,deixe umas duas camadas da casca, corte-o ao meio, no sentido do comprimento, coloque tempero a seu gosto,bem suave, para nao perder o paladar do palmito e leve ao forno por 30 minutos.

Ingredientes

2 toletes nobres de pupunha
3l de água
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
2 ramos grandes de orégano fresco
parmesão ralado grosso
azeite

Modo de Fazer

Cozinhar o palmito pupunha (os mais grossos de preferência) em abundante quantidade de água e sal por, aproximadamente, 25 minutos ou até ficarem macios. Cortar o cozimento em banho-maria invertido (água com gelo). Em seguida, abrir o pupunha ao meio, salpicar algumas folhas de orégano fresco, muito queijo ralado por cima com um pouco de manteiga e um fio de azeite. Levar o forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário